Quem possui alguma queixa capilar precisa, em primeiro lugar, passar por uma consulta tricológica. Sabemos que são várias as doenças que podem acometer os fios e o couro cabeludo, e somente uma análise clínica detalhada do paciente, associada a exames clínicos completos, pode nos dar um diagnóstico correto.
Além de avaliar as possíveis causas e a evolução dos quadros relatados pelo paciente, a consulta tricológica é imprescindível para traçar as melhores estratégias de tratamento para cada caso.
A tricoscopia digital foi responsável por uma verdadeira revolução no diagnóstico e tratamento das doenças que podem afetar os cabelos e o couro cabeludo.
Também conhecida como mapeamento digital do couro cabeludo, a tricoscopia é um exame rápido, minucioso, indolor e não invasivo, realizado com o auxílio do FotoFinder®: um videodermatoscópio que oferece imagens nítidas e uma confiabilidade incondicional. Este aparelho é uma das máquina amais modernas do mundo para diagnóstico e acompanhamento das alopecias
Com lentes Full HD e um zoom óptico que pode aumentar em até 120 vezes nossa visualização (sem qualquer perda de qualidade), essa tecnologia de ponta nos permite analisar de forma minuciosa o estado da pele do couro cabeludo do paciente, bem como a saúde da haste capilar.
Além de ser uma ferramenta valiosa para o diagnóstico de uma série de doenças, como calvície e eflúvio telógeno, a tricoscopia tem o potencial de evitar biópsias desnecessárias e é o método ideal na avaliação da resposta aos tratamentos propostos. A técnica também é uma grande aliada para o planejamento e acompanhamento do transplante capilar.
Tricograma é um exame que realiza uma análise microscópica computadorizada da haste capilar e do ciclo de vida dos cabelos. Para isso, cerca de 50 fios são extraídos.
O procedimento é indicado nos casos de queda excessiva. Os fios são classificados pela sua espessura e pela fase do crescimento, permitindo o diagnóstico diferencial entre e eflúvio telógeno e calvície.
Ao contrário do que muita gente pensa, a biópsia não é um exame realizado exclusivamente para diagnóstico de câncer. Com relação à queda de cabelos, há casos em que nem o exame clínico e a tricoscopia conseguem fechar o diagnóstico, então o procedimento é indicado.
A biópsia é realizada com anestesia local e consiste na coleta de uma a duas amostras de 4 mm de diâmetro de pele do couro cabeludo. O material é enviado para análise em laboratório e geralmente o resultado sai entre 5 e 7 dias.
Essa é uma técnica muito importante, principalmente para o diagnóstico do grupo das doenças que levam à cicatriz no folículo, conhecidas como alopecias cicatriciais.