A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma inflamação crônica que se manifesta em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, nariz e tronco.
Seus sintomas costumam surgir gradualmente e podem variar desde uma leve descamação à formação de placas descamativas. No couro cabeludo, surgem os flocos secos que conhecemos como caspa. Em alguns casos, também há presença de coceira.
Existem vários fatores que podem desencadear ou agravar as crises, como estresse intenso, baixas temperaturas do ambiente, alterações hormonais, acúmulo de oleosidade, entre outros. A causa da doença ainda não é totalmente conhecida pela ciência, mas estudos apontam uma origem genética.
Embora a dermatite seborreica não tenha cura, podemos controlar seus sintomas de forma eficaz com medidas simples, como o uso de shampoos com ativos seborreguladores, adstringentes e antifúngicos. Já em casos mais graves pode ser indicado o tratamento tópico com antifúngicos, corticoides e inibidores de calcineurina.