Alterações das unhas

A pele, sendo o maior órgão do corpo humano, apresenta várias estruturas anexas. Entre elas, estão as unhas: placas córneas constituídas especialmente por queratina, que têm como principal função proteger as pontas dos dedos.

 

As unhas também são importantes para a adequada sensibilidade da polpa digital e para que possamos pegar certos objetos finos, pequenos e delicados — além, claro, de darem uma boa contribuição para a estética das mãos e dos pés!

 

Essas estruturas podem sofrer lesões e alterações. As lesões mais comuns são causadas por microtrauma repetitivo, como o atrito da placa ungueal com o calçado. Já as deformidades e distrofias normalmente são provocadas por infecção fúngica, como a onicomicose, mas também podem ocorrer por infecções bacterianas e virais.

 

Outras causas para as alterações nas unhas incluem melanoma ungueal e doenças sistêmicas e genéticas. Por isso, não é exagero dizer que elas são um indicativo do estado geral do nosso organismo.

 

Alterações em sua composição, cor, espessura, textura e em seu ritmo de crescimento podem estar associadas a doenças da tireóide, diabetes, psoríase e deficiências nutricionais.

 

Assim, não deixe de cuidar e observar frequentemente a aparência das suas unhas. Se notar qualquer mudança, procure sua dermato para uma avaliação clínica e iniciar o tratamento mais adequado.