Vitória (ES):

Ciclo capilar normal

O cabelo é uma haste fibrosa formada por células mortas de proteína e queratina. Os queratinócitos são a única parte viva do cabelo. O ciclo de vida do cabelo pode ser classificado em crescimento, involução e descanso. A etapa de crescimento dos fios é conhecida como fase anágena. Durante este período, a matriz cresce, enquanto os queratinócitos proliferam-se. No couro cabeludo, a fase anágena dura de dois a seis anos.

Após esse período, começa a fase catágena, em que o folículo sofre uma série de alterações morfológicas e moleculares, diminuindo para um sexto de seu tamanho normal. Em cerca de uma ou duas semanas, a parte inferior é destruída e a papila dérmica rompe em descanso. Durante o repouso, também conhecido como fase telógena, o cabelo para de crescer, mas permanece preso ao folículo por cerca de cinco ou seis semanas. Tempo necessário para que a papila dérmica e a base do folículo unam-se novamente e o cabelo antigo caia. Aproximadamente 85% dos fios estão em fase de crescimento, 1% em fase de transição e cerca de 10% em fase de repouso. Como temos em média 100.000 folículos pilosos, 10% a mais em louros e 10% a menos em ruivos, a perda de cerca de 70 a 100 fios por dia é considerada normal.

Compartilhe:
Dra. Marina Barletta - 2015
Responsável técnica: Dra Marina Barletta - CRM 142270 | RQE 38812 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina.

Olá! Se deseja agendar uma consulta clique abaixo.


(11) 9 5032-8598
Agende sua consulta