Estria é uma atrofia tegumentar adquirida de aspecto linear, que surge quando as fibras elásticas e colágenas da pele se rompem.
Geralmente, ela aparece após a distensão excessiva ou abrupta do tecido cutâneo, como em casos de crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, gravidez e obesidade.
As estrias iniciais possuem uma cor avermelhada devido à presença de um processo inflamatório local. Essas lesões têm maior resposta ao tratamento, chegando até 90% de melhora. Por isso, o ideal é que ele seja realizado logo, na fase em que as estrias ainda são recentes.
Quando essa inflamação regride espontaneamente, essas marcas ficam esbranquiçadas. As estrias mais antigas têm menor resposta ao tratamento, variando de 30 a 70%.
O tratamento tem como objetivo melhorar o aspecto das estrias por meio da neocolagênese. Para isso, podemos recorrer a certas terapias, como laser fracionado, luz pulsada, peelings de ácidos, microagulhamento com drug delivery e bioestimuladores de colágeno.
Sempre que possível, o ideal é combinar os procedimentos para se obter melhores resultados.
Procedimentos relacionados: