O surgimento das olheiras não se limita a noites mal dormidas, estresse ou cansaço. Na verdade, esses são apenas alguns dos fatores que contribuem para que essas marcas apareçam em indivíduos com predisposição genética para o quadro.
Além disso, quem pensa que todas as olheiras são iguais está enganado. Existem diversos tipos de olheiras e cada pessoa pode desenvolver um ou mais deles, dependendo do estilo de vida e das suas próprias características fisiológicas.
Agora, vamos conhecer as classificações das olheiras. Para cada uma há um tratamento mais adequado.
Olheira vascular
Causada pelo aumento da vascularização e/ou congestão dos vasos sanguíneos na região periocular — o que também pode causar inchaço. Em geral, possui coloração que varia do rosa ao arroxeado. Nesses casos, a Luz Intensa Pulsada e os lasers vasculares são boas opções de tratamento. Compressas geladas também podem ser usadas quando se deseja um efeito imediato, apesar de efêmero.
Olheira pigmentar
É causada pelo acúmulo de melanina na pele da região. A olheira pigmentar tem um aspecto mais amarronzado e é mais comum nas peles morenas e negras. Ela pode ser tratada com cremes clareadores específicos, peelings e lasers ou luz intensa pulsada.
Olheira estrutural
Está relacionada à anatomia óssea. Quando a cavidade do globo ocular é mais profunda, consequentemente cria-se um certo desnível perceptível na pele que, em alguns casos, chega a provocar sombra e dar um aspecto escurecido à área. Esse tipo de olheira pode ser corrigido de forma satisfatória por meio do preenchimento com ácido hialurônico.
Olheira mista
É causada por uma combinação entre dois ou mais tipos de olheiras. Ela é bastante comum e a associação de procedimentos, como lasers e o preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, é o mais indicado para seu tratamento.
Edema
Muitas vezes, os pacientes apresentam edema por mudanças transitórias e fisiológicas ou pela presença de bolsas de gordura na parte inferior dos olhos. Essas olheiras edemaciadas podem ser amenizadas com compressas geladas, mas nos casos onde há bolsas de gordura a blefaroplastia é o tratamento mais indicado.
Procedimentos relacionados: