A pseudofoliculite, conhecida popularmente como “pelo encravado”, é uma irritação cutânea não infecciosa causada por fios que penetram na pele antes de saírem do folículo piloso ou por fios que, após saírem do folículo, se curvam em direção à pele causando uma reação inflamatória.
Essa alteração capilar pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais frequente na barba, pescoço e virilha, uma vez que normalmente é desencadeada pelo ato de raspar ou arrancar o pelo.
Cada pelo encravado provoca pequenas pápulas e pústulas, ligeiramente dolorosas, que podem ser confundidas com espinhas e foliculite bacteriana. Com o tempo, a pseudofoliculite pode deixar cicatrizes.
Para acalmar a pele e tratar o quadro, podemos recorrer a compressas quentes diversas vezes ao dia. Também é interessante higienizar diariamente o local com sabonete antisséptico e mantê-lo hidratado. Se houver inflamação, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos e/ou orais.
No entanto, vale destacar que o único tratamento definitivo é a remoção a laser dos pelos, técnica que destrói gradativamente os folículos pilosos.
Procedimentos relacionados: