A toxina botulínica tipo A, substância produzida a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, age no sistema nervoso periférico inibindo temporariamente a transmissão do impulso nervoso que ativa a contração muscular.
Por promover o relaxamento dos músculos, a toxina botulínica se tornou o principal tratamento para as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando nos expressamos (pés de galinha, rugas da testa, entre as sobrancelhas, queixo celulítico, etc.).
Além de tratar de forma eficaz as rugas provenientes da mímica facial, a toxina botulínica pode ser usada para: corrigir certas assimetrias naturais do rosto, melhorar a descida dos cantinhos da boca, arquear as sobrancelhas e melhorar o contorno facial.
A toxina botulínica é aplicada na face por meio de uma agulha bem fina e as doses variam de acordo com a força e a extensão do músculo que será trabalhado. Por isso, é importante que cada pessoa passe por uma avaliação individual, para que seja feito um plano de aplicação de acordo com suas necessidades.
A toxina botulínica começa a fazer efeito dentro de 48 a 72 horas e seu resultado final é conquistado após 15 dias. A substância age na musculatura por cerca de 4 a 6 meses e depois desse período recomendamos uma nova aplicação para a manutenção dos resultados.