Tratamento Capilar

Os tratamentos consistem na manutenção da saúde do cabelo e na recuperação dos fios capilares. Através de consultas e exames especializados, o paciente passa por uma análise do couro cabeludo, que considera hábitos do dia a dia e particularidades que possam envolver a genética e o histórico da pessoa para determinar o melhor tratamento. O tratamento clínico capilar geralmente é realizado com a utilização de medicamentos tópicos, tais como shampoos e loções capilares, ou medicamentos de uso oral (tratamento sistêmico). O principal objetivo é estimular o crescimento e evitar a progressão da doença de acordo com cada patologia. Ainda em alguns casos específicos, pode ser necessária a utilização de equipamentos como lasers de baixa intensidade e aparelhos de microagulhamento cutâneo para auxiliar no tratamento.

TERAPIA CAPILAR 
A Clínica Dra. Marina Barletta não para de investir na saúde e beleza dos seus cabelos. Em todos os procedimentos, é usada uma linha de produtos naturais e dermatologicamente aprovados, especialmente pensada para o cuidado dos pacientes com alopecia e dermatites do couro cabeludo. Indicados para todos os tipos de cabelo (oleoso, ressacado, sensível etc.), os tratamentos são feitos de acordo com as características dos fios e do couro cabeludo de cada paciente, após a avaliação da terapeuta capilar.

A Terapia Capilar, além de realizar uma limpeza profunda, conta com uma série de procedimentos, como vacuoterapia, argiloterapia, sessões de nebulizador de água termal e multivitaminas.

Abaixo, alguns passos e características da nossa Terapia Capilar:

Detox capilar 
O tratamento promove uma limpeza profunda do couro cabeludo, com o objetivo de amenizar a oleosidade e tratar a seborreia.
Alta frequência 
Técnica em que se utilizam diversos eletrodos de vidro conectados a um porta-eletrodo através de um equipamento que produz correntes variadas, com frequência superior a 100.000 HZ. Tem ação térmica, vasodilatadora, calmante, bactericida e antisséptica, pois desencadeia um fenômeno que converte o oxigênio ambiental em ozônio.
Desincruste 
Método utilizado para retirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo e promover a desobstrução folicular. Reação que ocorre através da ação eletroquímica entre o sebo produzido pela glândula sebácea e a corrente contínua.
Geoterapia capilar 
A máscara termal sulfurosa é rica em vários oligoelementos. Tem a função de absorver a oleosidade do couro cabeludo e, ao mesmo tempo, nutri-lo através dos seus diversos oligoelementos, como zinco, silício orgânico, manganês, entre outros. É uma grande aliada em tratamentos de dermatites, psoríases e excesso de oleosidade.
Óleo vegetal puro 
Os óleos vegetais possuem funções específicas. Seu uso correto oferece proteção, nutrição, maciez e vitalidade para a pele e para os cabelos.
Reconstrução e hidratação 
É um concentrado ultrarrápido que nutre, repara e fortalece os cabelos de forma imediata. Sua fórmula à base de óleos (queratina, colágeno e elastina), proteínas, antioxidantes e oligoelementos minerais vão fazer a nutrição do cabelo.
Vacuoterapia 
O tratamento é feito por meio de um aparelho que melhora os problemas de circulação do couro cabeludo e faz uma limpeza profunda. Seu uso é indicado para desobstruir o bulbo capilar, promover a vasodilatação e desincrustação do couro cabeludo, auxiliando no tratamento da dermatite seborreica, caspa, oleosidade e queda dos cabelos.
Multivitaminas 
Esse tratamento completo para couro cabeludo e fios protege todos os tipos de cabelos, previne quebras, ressecamento e formação de pontas duplas. É bastante indicado para pessoas com queda de cabelos, oleosidade excessiva e fios fracos.
Reposição de aminoácidos 
Cabelos que passaram por processos químicos, como reflexos, alisamentos e tinturas, apresentam perda de aminoácidos essenciais, fundamentais para os fios. O tratamento devolve a substância, reestruturando sua massa interna e promovendo sua vitalidade.
Não deixe de cuidar da beleza e saúde do seu cabelo!
TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS 
Os principais, no caso de calvície, são a Finasterida e o Minoxidil. Em outras doenças do couro cabeludo, outros medicamentos podem ser utilizados ou associados.
Finasterida 
É uma medicação largamente utilizada para o tratamento da calvície. É um inibidor da enzima 5-alfa-redutase tipo II, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio que, em pessoas predispostas, atrofia os fios, causando perda de cabelos. O uso da Finasterida possibilita que os fios que já estavam em regressão, curtos e finos, voltem a ficar mais saudáveis, grossos e fortes. Como todo medicamento, possui efeitos colaterais, por isso é imprescindível a avaliação médica para prescrição e acompanhamento.
Minoxidil
Foi a primeira medicação aprovada pelo FDA para uso no tratamento da queda capilar. O Minoxidil tem como principal mecanismo de ação a vasodilatação, ou seja, o aumento do fluxo sanguíneo nas áreas onde a loção é aplicada. Por conta disso (vasodilatação), ou por outros mecanismos ainda não conhecidos, o Minoxidil provoca aumento da fase de crescimento capilar e com o passar dos meses, também favorece o engrossamento dos fios, deixando os cabelos com mais volume.

Microagulhamento CAPILAR com Dermaroller
Consiste em realizar micropunturas no couro cabeludo com um dispositivo com microagulhas. Ele é passado sobre as áreas afetadas em várias direções para criar canais no couro cabeludo onde serão absorvidos os medicamentos, vitaminas e fatores de crescimento. Dessa forma, estimula o crescimento dos folículos pilosos de maneira eficaz. Trata-se de um tratamento complementar, com resposta mais rápida na maioria dos casos.

Microagulhamento CAPILAR com MMP®
A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica em que um aparelho vibratório de microagulhas perfura o couro cabeludo, ao mesmo tempo em que injeta substâncias para estímulo do crescimento de cabelo.

Laser de Diodo CAPILAR e Luz infravermelha
Nos últimos 30 anos, o laser de baixa potência vem sendo usado para o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Observou-se, nestes pacientes, o crescimento de pelos mais grossos e compridos no local de aplicação. Desde então, iniciaram-se pesquisas usando o laser para o tratamento da calvície. Os primeiros trabalhos publicados na área capilar datam de 2001, com resultados significativos. O tratamento da queda dos cabelos com laser de baixa potência é totalmente indolor, não tóxico, não invasivo, sem qualquer tipo de efeito colateral. Foi autorizado pelo FDA e já vem sendo empregado pelas melhoras clínicas de tratamento de alopecias no mundo todo.

laser de diodo

Laser CAPILAR Fracionado Emerge
O laser Emerge é o mais novo aliado de quem está sofrendo com a queda de cabelo. O tratamento estimula o crescimento dos fios e reduz a inflamação dos folículos, provocando alterações celulares e bioquímicas no ciclo de crescimento dos cabelos. É Indicado para diferentes causas de queda de cabelo, agindo através da penetração de colunas dos raios fracionados que permitem a entrada de medicamentos e vitaminas para nutrir couro cabeludo. O tratamento é indolor e não há contraindicações formais, podendo ser realizado levando-se em consideração que é uma terapia complementar ao tratamento clínico.

Mesoterapia Capilar (Intradermoterapia capilar)
A intradermoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas diretamente no couro cabeludo, para estimular o crescimento capilar. Quanto ao grau de resultados, podemos obter melhora significativa nas alopecias a depender de cada paciente. Injeções, além de tratarem alopecias, auxiliam no fortalecimento e na renovação dos fios.

UVB Narrow Band: Combate psoríase do couro cabeludo

A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, que pode acometer o couro cabeludo. Cerca de 50% a 80% das pessoas com a doença apresenta os sintomas nessa região, que apresenta áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, principalmente após coçar, que se assemelham à caspa. Se você sofre com esse problema, o tratamento com UVB Narrow Band pode te ajudar! Ele é realizado por meio de sessões de exposição à luz ultravioleta B. O procedimento melhora as lesões e, ao contrário das medicações, não apresenta efeitos colaterais.

Transplante Capilar
A calvície é um fantasma que assombra principalmente os homens, pois a testosterona é a principal responsável pela queda do cabelo. Embora as mulheres também a produzam, nelas a quantidade é muito menor. Os cabelos, depois de certo tempo caem e são substituídos por outros, num processo de renovação permanente. Nos casos de calvície, porém, há uma atrofia dos bulbos capilares e não crescem novos fios.
Uma das alternativas é o transplante capilar. As técnicas cirúrgicas incluem enxertos com punch, minienxertos, microenxertos e enxertos de unidades foliculares. Retalhos, expansão tecidual e redução de couro cabeludo são procedimentos indicados para pacientes que necessitam de conduta mais drástica.
Antes de se submeter à cirurgia, é importante conversar com uma equipe especializada em transplante (o dermatologista e o cirurgiāo plástico) sobre as expectativas e os resultados que podem ser alcançados. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. Candidatos à cirurgia de transplante capilar devem ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servirem como áreas doadoras. Caso a área doadora nāo seja suficiente, tratamentos como microagulhamento do couro cabeludo dentre outros podem ser realizados para melhorar os folículos da área doadora.

Compartilhe:

Me siga nas redes sociais

Dra. Marina Barletta - 2015
Responsável técnica: Dra Marina Barletta - CRM 142270 | RQE 38812 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina.

Olá! Se deseja agendar uma consulta clique abaixo.


(11) 9 5032-8598
Agende sua consulta