Os tratamentos consistem na manutenção da saúde do cabelo e na recuperação dos fios capilares. Através de consultas e exames especializados, o paciente passa por uma análise do couro cabeludo, que considera hábitos do dia a dia e particularidades que possam envolver a genética e o histórico da pessoa para determinar o melhor tratamento. O tratamento clínico capilar geralmente é realizado com a utilização de medicamentos tópicos, tais como shampoos e loções capilares, ou medicamentos de uso oral (tratamento sistêmico). O principal objetivo é estimular o crescimento e evitar a progressão da doença de acordo com cada patologia. Ainda em alguns casos específicos, pode ser necessária a utilização de equipamentos como lasers de baixa intensidade e aparelhos de microagulhamento cutâneo para auxiliar no tratamento.
A Terapia Capilar, além de realizar uma limpeza profunda, conta com uma série de procedimentos, como vacuoterapia, argiloterapia, sessões de nebulizador de água termal e multivitaminas.
Abaixo, alguns passos e características da nossa Terapia Capilar:
Microagulhamento com Dermaroller
Consiste em realizar micropunturas no couro cabeludo com um dispositivo com microagulhas. Ele é passado sobre as áreas afetadas em várias direções para criar canais no couro cabeludo onde serão absorvidos os medicamentos, vitaminas e fatores de crescimento. Dessa forma, estimula o crescimento dos folículos pilosos de maneira eficaz. Trata-se de um tratamento complementar, com resposta mais rápida na maioria dos casos.
Microagulhamento com MMP®
A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica em que um aparelho vibratório de microagulhas perfura o couro cabeludo, ao mesmo tempo em que injeta substâncias para estímulo do crescimento de cabelo.
Laser de Diodo e Luz infravermelha
Nos últimos 30 anos, o laser de baixa potência vem sendo usado para o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Observou-se, nestes pacientes, o crescimento de pelos mais grossos e compridos no local de aplicação. Desde então, iniciaram-se pesquisas usando o laser para o tratamento da calvície. Os primeiros trabalhos publicados na área capilar datam de 2001, com resultados significativos. O tratamento da queda dos cabelos com laser de baixa potência é totalmente indolor, não tóxico, não invasivo, sem qualquer tipo de efeito colateral. Foi autorizado pelo FDA e já vem sendo empregado pelas melhoras clínicas de tratamento de alopecias no mundo todo.
Laser Fracionado Emerge
O laser Emerge é o mais novo aliado de quem está sofrendo com a queda de cabelo. O tratamento estimula o crescimento dos fios e reduz a inflamação dos folículos, provocando alterações celulares e bioquímicas no ciclo de crescimento dos cabelos. É Indicado para diferentes causas de queda de cabelo, agindo através da penetração de colunas dos raios fracionados que permitem a entrada de medicamentos e vitaminas para nutrir couro cabeludo. O tratamento é indolor e não há contraindicações formais, podendo ser realizado levando-se em consideração que é uma terapia complementar ao tratamento clínico.
Intradermoterapia capilar
A intradermoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas diretamente no couro cabeludo, para estimular o crescimento capilar. Quanto ao grau de resultados, podemos obter melhora significativa nas alopecias a depender de cada paciente. Injeções, além de tratarem alopecias, auxiliam no fortalecimento e na renovação dos fios.
UVB Narrow Band: Combate psoríase do couro cabeludo
A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, que pode acometer o couro cabeludo. Cerca de 50% a 80% das pessoas com a doença apresenta os sintomas nessa região, que apresenta áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, principalmente após coçar, que se assemelham à caspa. Se você sofre com esse problema, o tratamento com UVB Narrow Band pode te ajudar! Ele é realizado por meio de sessões de exposição à luz ultravioleta B. O procedimento melhora as lesões e, ao contrário das medicações, não apresenta efeitos colaterais.
Transplante Capilar
A calvície é um fantasma que assombra principalmente os homens, pois a testosterona é a principal responsável pela queda do cabelo. Embora as mulheres também a produzam, nelas a quantidade é muito menor. Os cabelos, depois de certo tempo caem e são substituídos por outros, num processo de renovação permanente. Nos casos de calvície, porém, há uma atrofia dos bulbos capilares e não crescem novos fios.
Uma das alternativas é o transplante capilar. As técnicas cirúrgicas incluem enxertos com punch, minienxertos, microenxertos e enxertos de unidades foliculares. Retalhos, expansão tecidual e redução de couro cabeludo são procedimentos indicados para pacientes que necessitam de conduta mais drástica.
Antes de se submeter à cirurgia, é importante conversar com uma equipe especializada em transplante (o dermatologista e o cirurgiāo plástico) sobre as expectativas e os resultados que podem ser alcançados. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. Candidatos à cirurgia de transplante capilar devem ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servirem como áreas doadoras. Caso a área doadora nāo seja suficiente, tratamentos como microagulhamento do couro cabeludo dentre outros podem ser realizados para melhorar os folículos da área doadora.